sábado, 18 de novembro de 2017

BRIGADA MILITAR 180 ANOS SERVINDO AO POVO GAUCHO E BRASILEIRO




JORGE BENGOCHEA
Uma das mais antigas das instituições gaúchas, a gloriosa Brigada Militar completa hoje 180 anos de existência. A história desta corporação é escrita com exemplos de lealdade, bravura, dedicação e solidariedade, fundadas em atos de sacrifício, sangue e glórias nos combates em revoluções, nos enfrentamentos com o fogo em sinistros,  nas calamidades, e nas ruas contra violadores da lei que tiram direitos e aterrorizam a população.

A Brigada Militar foi criada em plena Revolução Farroupilha para defender Porto Alegre e, na paz, estruturada para proteger as pessoas, defender a lei e a justiça, preservar a ordem pública e garantir o direito de todos à segurança pública. Respeitada pela população e reconhecida pelas Forças Armadas, a Brigada Militar sempre contou com oficiais estrategistas e líderes capazes, com graduados que honravam as divisas e com soldados que nunca se rendiam, exemplos até hoje praticados nesta transformação de guerreiros para policiais em cenários diferentes, mas não menos perigosos. 
A população do Rio Grande do Sul sempre admirou a solidariedade dos brigadianos, dedicados ao dever e presentes nos momentos de emergência e de dor, seja no campo, nas estradas ou na cidade. Ao incorporar os corpos de Bombeiros, vários brigadianos mostraram tenacidade, rapidez e coragem no enfrentamento do fogo, da força da natureza em calamidades e dos socorros de emergências. 

Nos versos de Teixeirinha, no filme "Os Abas Largas"de Sanin Cherques, da Lupa Filmes (1962)e em outras criações artísticas, o brigadiano é retratado com atributos que sempre dignificaram a corporação no cumprimento do dever. Não é a toa que Brigada Militar é o coringa das instituições gaúchas, preenchendo tarefas com responsabilidade e eficácia onde outros falharam.

Com o tempo, sem perder seus valores, princípios e obrigações, os brigadianos evoluíram de guerreiros para policiais, de militares combatentes para militares policiais e bombeiros, assumindo obrigações na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio; no policiamento de proximidade e mediação de conflitos; nas ações e operações especiais; em missões contra incêndios, sinistros e calamidades; em defesa do meio-ambiente; na administração de presídios; no exercício de forças tarefas; na Força Nacional de Segurança; nas forças da ONU; e em ações cívico-sociais como o Proerd e Patrulha Maria da Penha.

Hoje, os Oficiais da Brigada Militar são recrutados com o requisito do bacharelado em direito passando por curso específico para ser nomeado Capitão. Cursos de doutorado e mestrado em segurança pública são obrigatórios para o Oficial dar seguimento à carreira até o último posto de Coronel. E as praças, na sua maioria, já possuem cursos universitários, doutorado e mestrado, além de cursos específicos nas diversas áreas de atuação policial, bombeiro, prisional, social e ambiental. O Corpo de Bombeiros, crescido e estruturado, seguindo seus próprios passos como uma corporação independente, só enaltece o belo trabalho da corporação em relação a este segmento tão importante na defesa civil.

É, nossa corporação evoluiu, e hoje é uma instituição especificamente policial estruturada e capacitada para exercer função essencial à justiça e de preservação da ordem pública, superando a insuficiência de efetivos, as dificuldades salariais, o desvio de efetivos para outras finalidades, a perda da autoridade e o pouco respaldo legal, político e judicial, mas mantendo sempre a prontidão, galhardia, a honra, a dedicação, a eficiência multitarefa e o heroísmo que a história se encarregou de descrever e aclamar. 

À Brigada Militar nossos parabéns por mais um ano de existência.

Nenhum comentário: