sábado, 29 de novembro de 2014

BM NA VILA DA CAPILHA


Amiltom Carrasco


Nota 10 para os policiais da nossa Gloriosa BM.

Parabéns pelos serviços prestados a comunidade Riograndina ! 
PM Laureano e Carlos Carrasco, lotados no 4º Regimento de Policia Rural montada sediado na Cidade de Pelotas Rs. ambos destacados na vila da Capilha , Taim 4º Distrito do Rio Grande. " muita saudades ".
 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

O HERÓICO EM 1920




Por Paulo Roberto Duarte

Com Gomercindo Natividade Duarte

Recordando, compartilhando e homenageando aos 177 anos da Brigada Militar, com a foto dos Integrantes do 2 Regimento de Cavalaria em Santana do Livramento, 21.02.1920, no seu 7 aniversario.







segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CEL CIPRIANO COSTA FERREIRA EM 1914

Por Paulo Roberto Duarte
 

Na semana em que a minha instituição completa 177 anos de serviço a nossa comunidade, compartilho uma foto do arquivo pessoal, da Velha Brigada de 1914, onde está o Comandante Geral Cel Cipriano Costa Ferreira e seus oficiais - ano de 1914, há cem anos atrás.



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O GRANDE COMBATE DE BURI



PORTAL CINEMATECA BRASILEIRA

Categorias
Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1932
País: BR
Cidade: Curitiba
Estado: PR


Circuito exibidor

Lançado em Curitiba a 25.08.1932 no Avenida e exibido depois no Palácio, também de Curitiba.

Sinopse

"Flagrantes animados das operações no setor Sul, filmados durante a ação fulminante das tropas federais, sob o comando do general Valdomiro Lima, contra os rebeldes paulistas; como foi desenvolvido o avanço em direção á (sic) Itapetininga; O general Valdomiro Lima, que autorizou o operador da Grof (sic) a filmar em todas as frentes; o Estado-maior sob a chefia do Capitão Dimas. O Coronel Plaisant, comandante da polícia do Paraná, que arrancando pela ala direita, tomou bravamente Ribeira, Apiaí e Guapiara; O General João Francisco que comandou uma coluna no Ramal do Paranapanema; coronel Boanerges, comandante do destacamento que, avançando por Faxina, Capinzal, cortou a retirada dos paulistas, que defendiam Apiaí, Itararé, a primeira cidade paulista que caiu em poder dos federais; Trincheiras paulistas; A estação ferroviária; Faxina, ocupada pelas forças do Governo Federal; Buri, tomada a 25 de julho, é diariamente bombardeada pelos aviões paulistas, sem objetivo militar; O 5§ Grupo de Montanha dá início ao combate. Em seguida o ataque se generaliza numa frente de 12 quilômetros. O General V. lima (sic), observa o desenrrolar (sic) da ação; mais de 20 mil homens estão empenhados na luta. O troar dos canhões e as rajadas das metralhadoras. Estamos nas linhas de frente, á (sic) 500 metros do inimigo, o 9§ R.A.M. toma nova posição. A voz do potente '105'. Aviões paulistas no espaço. O coronel Dorneles, que comandou a ala direita. Aviões do governo entram em ação. Abrigo contra aviões. E outras novidades de grande interesse e palpitante atualidade." (Gazeta do Povo, 25.08.1932)

Gênero - Documentário
Termos descritores - Revolução de 32
Descritores secundários - Cinema; Ramal do Paranapanema; Estação Ferroviária; Aviação; Grupo de Montanha, 5

Termos geográficos
Buri - SP; Itapetininga - SP; Ribeira - SP; Apiaí - SP; Guapiara - SP; Faxina - SP; Capinzal - SP; Itararé - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): Groff-Filme

Identidades/elenco:
Lima, Valdomiro
Dimas - capitão
Plaisant - coronel
Francisco, João - general
Boanerges - coronel
Dorneles - coronel

Fontes utilizadas:
CEPA/CBCP, citando Diário da Tarde e Gazeta do Povo, 25.08.1932, Curitiba


http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=000159&format=detailed.pft