sexta-feira, 23 de novembro de 2012

BANDA DO VALE DO RIO DOS SINOS

Banda de Música do CRPO/VRS
 
Imagens publicada no facebook
 



 




 
 

BANDA DO BATALHÃO CEL CAMILO


No dia do músico, não tem como deixar de fora desta comemoração o "timaço" de músicos da Banda do 4º BPM. Um grupo especial, formado por policiais militares com extremo talento para encantar a vida de  todos aqueles que têm o privilégio de ouvir e de ver desfilar este grupo que encanta e nos faz viajar através do seu repertório variado de canções .

 VIA FACEBOOK

Manifestação do Comandante da Brigada Militar, Cel Coronel QOEM Sergio Roberto de Abreu

PELOTAS/RS

No dia do músico, não tem como deixar de fora desta comemoração o "timaço" de músicos da Banda do 4º BPM. Um grupo especial, formado por policiais militares com extremo talento para encantar a vida de todos aqueles que têm o privilégio de ouvir e de ver desfilar este grupo que encanta e nos faz viajar através do seu repertório variado de canções .

UM DIA NO COLÉGIO TIRADENTES

ZERO HORA, 23 de novembro de 2012 | N° 17262

KZUKA


Um dia no Colégio Tiradentes



 



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PARABÉNS BRIGADA MILITAR - 175 ANOS

O SUL, 19/11/2012

WANDERLEY SOARES

Assino todas as homenagens dirigidas à imensa família brigadiana


Este domingo de primavera tem um significado muito do especial para milhares de gaúchos. Ele assinala efeméride redonda - 175 anos da Brigada Militar - instituição que está arraigada na história de nosso Rio Grande em todos os segmentos da sociedade; na segurança, na saúde, na educação, na guerra e na paz, já beirando dois séculos. Aqui da torre deste humilde marquês, cujo farol maior é dirigido para a segurança pública, abro espaço para a mensagem de um brigadiano guerreiro, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, ex-comandante-geral da milícia gaúcha, hoje juiz do Tribunal Militar do Estado. Ao abrir este espaço, assino todas as homenagens dirigidas à imensa família brigadiana


A mensagem de Mendes


"Hoje é dia de prestarmos continência à Brigada Militar, pois ela está de aniversário. Como diz o velho sábio: O ontem é passado, o amanhã é uma incógnita e o hoje é uma dádiva e, por isso, o chamamos de PRESENTE!'. E certamente o que pretendemos nesta simples homenagem é oferecer um reconhecimento a cada um dos brigadianos que compõem a grande família da BM


Assim, vamos reviver um pouco desta história, que começa em 18 de novembro de 1837, em plena Revolução Farroupilha, com o nome de Corpo Policial. Adiante, novas denominações, mas firmou a cadência em 15 de outubro de 1892, quando assumiu a atual designação


No início, sua missão principal era a defesa territorial. Foram muitos combates e entreveros, todos vitoriosos, sem, no entanto, nunca se descuidar da segurança pública. Em 1955, são criadas a Companhia Pedro e Paulo e o l RPMon, conhecidos como os ?abas-largas', os quais caíram na simpatia da população pelas atuações sempre eficientes


Em 1967, constitucionalmente, a BM recebe a exclusividade do exercício de policiamento ostensivo e, na sequência, em 1988, ficam assentadas a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública


Neste período de 175 anos, a Brigada construiu um patrimônio profissional sólido e ampliou suas atividades operacionais, passando a atuar na área mais sensível do Estado - a da segurança pública - constituindo-se em referência nacional


Homenageando os valorosos brigadianos, registramos que, no corrente ano, foram atendidas 2.179.033 ocorrências e efetivada a prisão de 112.848 desviantes


Esta é a Brigada gaúcha, rumo ao seu bicentenário. Reforçando, lembramos a nossa canção, ?Brigada, para frente! O trabalho perfeito é servir...'"

domingo, 18 de novembro de 2012

NOSSA BRIGADA: NOSSO CORPO DE POLICIAIS E BOMBEIROS


 JORGE BENGOCHEA

Acredito que pelo Brasil afora não existe uma força que trabalhe e que combata como este Regimento. Ele é sempre a reserva inesgotável de homens e recursos para a luta. Não perde as ligações, não vacila, não recua. Sempre avançando é o seu lema.” 


Assim se manifestou o Coronel Argemiro Dornelles, Cmt da Vanguarda, após o Combate do Buri, em 1932, ao General Comandante das tropas em operações, manifestando o seu reconhecimento às lideranças decisivas; à bravura além daquela exigível pelo dever; à coragem no enfrentamento dos riscos; à ousadia; e à dedicação dos brigadianos no campo de luta, num período de crises no nosso Estado do Rio Grande do Sul.

Com esta citação, registramos a nossa admiração a estes homens e mulheres, profissionais da segurança pública, vultos, personagens, atores e integrantes desta heróica, histórica e valorosa corporação policial e de bombeiros gaúcha.

São cidadãos, voluntários no ofício de agente especial de Estado, inspirados no dever de prover segurança pública numa área crítica que envolvem emoções, direitos, justiça, paz social, ordem pública, saúde e vidas de seres humanos, patrimônios das pessoas, proteção da fauna e flora; e um submundo de violência, criminalidade e descaso. Assim como não podemos esquecer a participação efetiva diante dos grandes sinistros e calamidades.

Eles realizam jornadas diárias arriscadas, combatem o fogo e  o crime, fiscalizam para prevenir, se dedicam em programas comunitários preventivos e atuam como mediadores e negociadores em crises e conflitos.

Apesar das parcas condições de trabalho, da inutilidade de seus esforços e da pressão do clamor popular pela presença mais intensiva e visível nas ruas,  buscam ocupar espaço, transmitir segurança e se dedicar com empenho na missão. São bravos, responsáveis, humanos, disciplinados e com elevado espírito de corpo e camaradagem.

Agregado de valores e exemplos históricos, brigadianos e brigadianas, policiais e bombeiros, enaltecem qualidades jamais vistas em outras organizações, adaptando-se fácilmente às transformações sociais e às tendências que aproximam os policiais e os bombeiros dos anseios comunitários.

A instituição Brigada Militar teve origem num corpo policial, transformou-se em corpo guerreiro e pacificador nas revoluções, agregou os corpos de bombeiros, e agora é mais do que nunca a força comunitária eminentemente policial e de defesa civil do povo gaúcho. Assim, constituída e fortalecida por estes segmentos, estende a todos a sua capa protetiva, seus olhos vigilantes e suas mãos solidárias, sem deixar de brandir a lança, esgrimir a espada, levantar as asas e cobrir de fogos aqueles que atentam contra a vida e patrimônio do cidadão, além salvar as pessoas de sinistros, calamidades e afogamentos.

Não podemos esquecer o quadro da saúde e os funcionários civis que são segmentos essenciais da Brigada Militar e dão toda a assistência para que policiais e bombeiros possam cumprir suas obrigações na mais perfeita ordem e saúde.

A essência do dever brigadiano e a capa longa da Instituição Brigada Militar se estendem por todas as ruas, lares, bairros, campos e cidades por todo o Estado do Rio Grande do Sul. E assim será por mais 200 anos. PARABÉNS, BRIGADA MILITAR! 175 anos de muito obrigado por tudo que faz e realiza!!



O RIO GRANDE SEM A BRIGADA



CORREIO DO POVO, domingo, 18/11/12, pag. 16



OSCAR BESSI FILHO


Cena de um filme de ficção científica. Sujeito é pego em blitz numa rodovia estadual, feriadão, velocidade no dobro do permitido. Risco à vida dele? Dos outros? Não quer saber. Fica fulo com a multa e dá carteiraço. Em vão. Tenta subornar os brigadianos – que gaúcho, que é gaúcho, não diz policial militar, é brigadiano - e nada. Grita, ameaça, vai acabar com a carreira dos soldados. Eles nem dão bola. Todo infrator diz a mesma coisa. Só que o sujeito é milionário e financia um projeto para viajar no tempo. Que dá certo. E ele volta aonde? Ahm? Em 18 de novembro de 1837. O início de tudo.

Bom de lábia e chimarrão, convence o Presidente da Província de São Pedro, Antonio Elzeário – que chama de compadre Tonho, na maior intimidade - a não assinar a Lei Provincial nº 07. A Força Policial não é criada e não vai virar Brigada Militar. Nunca. Missão cumprida. Faceiro, ele volta ao futuro e os brigadianos não existem. As estradas estão liberadas e ele corre à vontade. É aí que olha ao redor e se apavora. O país está na miséria. Não uma miséria parcial e disfarçada, mas total. Sem a Brigada, o Rio Grande do Sul nem se mexeu para uma revolução em 30 e Getúlio nunca chegou ao poder. A política do café com leite só derramou o leite e seguiu depredando o país, sem ser importunada. Deu no que deu.

O obelisco não conheceu nossos cavalos. Nem os trabalhadores do Brasil viram CLT, salário mínimo, férias remuneradas, décimo terceiro e etc. Legalidade? Sem a BM? Necas. Brizola teve que sair antes e a ditadura veio mais cedo, em 61, matando e torturando ainda mais do que se deixasse para 64. Isto, em dois capítulos da História. Só por não haver Brigada Militar. E tinha mais.

Ele se apavorou. As praias, sem os salva-vidas e a Operação Golfinho, eram terras proibidas. Temidas. Desertas. O pampa agonizava. A natureza exuberante, sem Batalhão Ambiental, virou lixão. Bancos eram explodidos todos os dias sem reação. Traficantes vendiam drogas, bandidos achacavam velhos e crianças, mulheres eram agredidas sem socorro. As estradas viraram uma carnificina só, sem o Batalhão Rodoviário para fiscalizar. E ninguém ligava para o 190. Porque não tinha 190. Não havia quem chamar, nem para onde correr.

Apavorado, ele embarcou na sua máquina do tempo. Voltou ao 18 de novembro, 175 anos antes. “Tonho, Tonho!”, gritou, esbaforido, já alcançando a pena para que o Presidente da Província assinasse a lei de uma vez por todas. Sem pestanejar. “Bah, sem a Brigada não dá”, resmungou. E pediu cuidado para não borrar o papel. “Dá pra botar só mais um item aí, dando um aumentinho pra eles? Mas baixando minhas multas, tá? Pode ser?”.



NOTA DO AUTOR DO ARTIGO:  Minha coluna de hoje no Jornal Correio do Povo, pela passagem dos 175 anos da Brigada Militar. Um grande abraço a todos os colegas de farda, ex-colegas, familiares e amigos neste luta pela segurança do nosso RS.

sábado, 10 de novembro de 2012

GRUPO CENTAURO VAI HOMENAGEAR OS 175 ANOS DA BRIGADA MILITAR

Dia 13 de novembro de 2012
Terça feira ao meio dia
CLUBE FARRAPOS - SALÃO FÊNIX


Grupo Centauro vai homenagear os 175 da Brigada Militar




Vamos comemorar os 175 anos de criação da BRIGADA MILITAR participando do almoço de confraternização e ouvindo o Coronel Jerônimo, ex Cmt Geral, falar da nossa história e dos projetos existentes para a divulgação na Pontifícia Universidade Católica (PUC).



Confirme sua presença pelo Telefone: (51) 35 57 84 29, com o Coronel Núncio,
ou pelo e-mail: oficialcentauro@gmail.com .

FONTE: Portal do Grupo Centauro, 05/11/2012

Prof. Me. Jerônimo Carlos Santos Braga
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Muito justo encerrar o ano num encontro com a palestra do Cel RR Jerônimo Carlos Santos Braga, nosso comandante da Legião da Reserva Altiva criada em 20 de novembro de 2002, ex-Comandante geral da Gloriosa Brigada Militar (1987-1990) e hoje Diretor da Editora Universitária da PUCRS - EDIPUCRS. Contamos com a presença dos Oficiais de nível superior da ativa, reserva e reformados, e simpatizantes da corporação.