sábado, 4 de junho de 2011

SÃO BORJA 1948

CRUZ ALTA 1950

O HINO E A BRIGADA II



FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=FiNZ4kKpagM

O HINO E A BRIGADA

Hino Rio Grande do Sul e a Brigada Militar. Edição e imagens Wilson Cardoso, Hino Rio Grande do Sul com Imagens da Brigada Militar.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

HISTÓRIA DA BRIGADA MILITAR EM FOTOS



Não deixe de visitar o magnífico Blog do Major João Alexandre Voss de Oliveira, Oficial da Brigada Militar, Instrutor de Tiro Policial e Cuteleiro Artesanal nas horas vagas, lá de Erechim/RS.

Ele coloca as fotos e descreve a história, os personagens e as peculiaridades de cada uma. Muito bom.

É bom recordar os velhos e bons tempos.

http://historiadabm.blogspot.com/


REVOLUÇÃO DE 30 e 32



REVOLUÇÃO DE 30, O FILME: Colagem de mais de 30 documentários e filmes de ficção, além de fotografias e gravações sobre a Revolução de 1930 no Brasil. Todo em preto-e-branco, o principal tônus é a excelência da restauração fotográfica de suas imagens, emoldurada por uma trilha sonora autêntica, de rara beleza e qualidade de emissão.

A REVOLUÇÃO DE 30, o "Rio Grande pelo Brasil", foi um movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.

Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha. (WIKIPÉDIA)

Os brigadianos participaram desta revolução nas tropas a favor de Getúlio Vargas, amarrando os cavalos em frente ao Palácio Presidencial no Rio de Janeiro, retratados em imagem publicada pela mídia da época.

REVOLUÇÃO DE 32 - A Revolução Constitucionalista ou "Guerra Paulista"na Era Vargas

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.(wikipédia)

Nela morreu o TenCel Aparício Borges liderando seus comandados na batalha de BURI, se tornando um dos heróis da corporação. Hoje, dá o nome ao 1º BPM, antigo 1º Batalhão de Infantaria (1° BI.1892), unidade que, nos anos de 1893 a 1895, se destacou nos combates de Piratini e Cerro Chato da Revolução Federalista, em combates contra Honório lemes (1923) e em São Paulo no Movimento Revolucionário(1924) além do "Cerco de Floripa" em 1930. O TenCel Aparício Borges assumiu o Comando do 1° BI durante a Revolução Constitucionalista participando do combate de Buri, em São Paulo, onde foi atingido e morreu.